A calça elegante

Considerado por muitos como a peça que deixa toda mulher mais elegante, a calça pantalona, foi resultado de uma variação de calças femininas criada pelo italiano Veneziano Pantaleone no século XVI. Mais adiante, Paul Poiret, um importantíssimo estilista francês trouxe a peça, que tem modelagem larga e caimento leve, para um de seus desfiles, o que foi bem revolucionário pra época.

Nos anos 20, a francesa Coco Chanel, fundadora da marca que leva seu sobrenome, incluiu a peça em seu guarda-roupa e deu mais visibilidade à peça que ainda era tida como revolucionária numa época que as mulheres essencialmente usavam vestidos e saias. Assim a peça seguiu pelas décadas seguintes como um símbolo de revolução feminina.

Nos anos 70 peça voltou com tudo e virou tendência alavancada pelo movimento hippie.

Hoje a peça é sinômino de elegância e sofisticação e isso se deve à modelagem: nas pernas a calça é mais solta e não revela as curvas {pura finesse} e com com comprimento longo, alonga as pernas deixando o visual mais longínquo {só vejo vantagens rs}. Democrática, fica bem em todos os formatos de corpos (pera, ampulheta, maçã, triângulo invertido, retângulo) e passeia por vários estilos. A combinação com a parte de cima vai ditar a mensagem que o conjunto vai transmitir. Se usada com camisa e sapato clássico deixará o look formal, com jeitão de executiva importantes {rs}. Se combinada com blusa cropped e rasteira, ficará mais casual. Com body e sandália de salto fino ganhará um status mais sexy.

Um ponto que causa certa dúvida é em relação ao comprimento. A calça não pode ser longa demais e nem curta demais. O comprimento ideal é aquele que cobre o salto e mostra a parte da frente dos pés ao caminhar. Para dar o efeito alongado que a peça proporciona é crucial usá-la com salto. Pra não ter erro, ao comprar, leve um calçado com salto pra ter certeza que o comprimento ficará legal em você. Se você já for alta e quiser usar com uma rasteira é só prestar atenção para a peça não arrastar pelo chão (deselegante e anti-higiênico).

Outra dúvida recorrente é em relação à parte de cima. Aqui a regra vai variar de pessoa pra pessoa. A maioria das pessoas optam por peças mais justas na parte de cima (não necessariamente coladas) para contrabalancear com a modelagem ampla na parte de baixo. Na parte de cima conseguimos ajustar o visual para equilibrar a silhueta. Se tens ombros estreitos, por exemplo, o odeiam aqui é usar pantalona sem pregas, é uma blusa com informação nos ombros. Se tiver pouca cintura é interessante marcar a região com um cinto largo.

Abaixo algumas inspirações pra você comprar sua pantalona já.

Clássica pantalona preta em três pospostas diferentes: look monocromático com blusa cropped rendada, com blusa ombro a ombro na cor nude e com um blusa transpassado com decote V.

Sofisticada pantalona branca com propostas mais formais (com a vamos azul marinho) e mais casuais com a sandália plataforma (primeira foto), com blusa ombro a ombro (segunda foto), e monocromático com blusa branca justa.

Pantalonas estampadas pra quem já gosta da peça e gosta de ousar.

Peças em tons pastel, extremamente delicadas que também mantém o ar sofisticado da peça.

Pantalonas para mulheres pluz size.

Fotos: Pinterest.

Na Consultoria de Imagem conseguimos escolher a pantalona ideal pra você considerando seu estilo pessoal, dia a dia e formato de corpo.

Gostou das pantalonas? Já tem em seu closet? Espero que os looks acima tenham te inspirado.

Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: