Como escolher roupas de qualidade

Particularmente, tenho uma mente meio minimalista. Acredito no consumo inteligente, sem excesso e com boas escolhas podemos consumir menos, poupando o meio ambiente e nosso bolso. Quando levamos isso para nosso closet estamos falando sobre comprar peças de roupas de qualidade. Mas o que seriam peças de roupas de qualidade? Seriam peças caras? De grife? Não necessariamente e te digo porquê. O conceito que considero de peças de qualidade são roupas de tecidos bons, duráveis, com bom acabamento.

 

Tecido bons: algodão, seda, couro, linho, cambraia (feito a partir do algodão), tricoline (também feito a base de algodão, com um toque mais acetinado e brilhoso),lã, cashmera são os principais tecidos naturais. Por serem naturais, como o próprio nome diz, vem direto da natureza, são mais escassos e portanto são mais caros de serem produzidos. Por outro lado são muito mais confortáveis pois têm um toque delicioso e deixa nossa pele respirar. Em contrapartida atualmente temos tecidos amplamente utilizados pelas grandes fast fashion como o poliéster que é um tecido derivado do plastico e que além de não deixar a pele respirar provoca mal cheiro. Não tem coisa pior do que usar aquela camisa linda feita de poliéster que te deixa suada e não muito cheirosa 😦 O poliéster, que é um tecido feito em laboratório com fios de plástico, não é necessariamente um vilão. Ele tem lá sua utilidade em peças de academia por exemplo e grandes empresas de esporte utilizam pois esses tecidos secam super rápido. Usá-los no dia a dia quando se deseja conforto e frescor é que não vai funcionar.

A dica aqui é sempre olhar a etiqueta para saber o que você está comprando. Normalmente a etiqueta fica na lateral esquerda das roupas. Sempre olhe antes de comprar.

Durabilidade: esse é outro ponto importante de considerar. Uma peça barata tem a tendencia de durar menos. De nada adianta você comprar uma camisa em uma fast-fashion por 100 reais e em seis meses a peça estar com uma aparência velha e acabada. Mais vale pagar muitas vezes o triplo em uma peca de seda, por exemplo, e ter uma peça muito mais durável e com alguns cuidados básicos ela pode inclusive durar anos. Couro sintético X couro natural: o couro sintético além de superaquecer nosso corpo com o tempo começa a descascar. O couro natural, por ser pele, deixa nosso corpo respirar e se bem cuidado por durar a vida toda. Você deixa de pagar 200 reais comprando uma jaqueta de couro que vai durar, quando muito, 2 anos e passa a comprar uma jaqueta de couro, que vai custar três vezes mais mas vai durar anos.

Acabamento: costuras alinhadas, acabamento interno, botões bons e bem costurados. Esse é outro detalhe que você precisa se atentar ao comprar suas roupas. Não tenha receio, vire a roupa pelo avesso (olhe a etiqueta rs) aproveite e cheque se os acabamentos estão bem feitos: linhas soltas, tecidos desfiado, costuras tortas. Pense o seguinte: eu usaria essa peça pelo avesso? Ela precisa estar impecável tanto por dentro quanto por fora. Bons acabamentos são sinal de boa qualidade e quando você lavar sua linda roupinha ela não vai se desfazer e ficar toda torta. Sobre botões primeira veja se te agrada, se estão alinhados e bem presos. Se não gostar do que vê compre novos botões e troque todos. Pode acontecer de uma peça ser linda, ter todas as qualidades anteriores e os botões não serem lá essas coisas. Apenas troque-os. Eu não receio em fazer. Alguns armarinhos inclusive forram botões e isso é muito legal. Numa reforma de roupa a vezes pode sobrar tecido e essa sobra pode ser usada para forrar botões.

Seguindo essas dicas você conseguirá fazer boas escolhas e poderá ter um consumo mais consciente. Pra quem se importa com qualidade e não quantidade será um caminho sem volta 🙂

Beijos, Linéia Diva.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s